Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Você concorda com a avaliação dos professores por meio de um exame nacional?


(http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2010-01-10_2010-01-16.html?0.6490216357633471#2010_01-11_12_46_44-8953204-0)


Tramita na Câmara projeto que institui o Enameb (Exame Nacional do Magistério da Educação Básica) para avaliar o desempenho de professores em escolas públicas e privadas.

O Enameb, de acordo com o texto, será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino estaduais e municipais. A cada ano, apenas uma das categorias de docentes deve ser avaliada: os da educação infantil; os dos anos iniciais do ensino fundamental; os dos anos finais do ensino fundamental; os do ensino médio; e os da educação de jovens e adultos e da educação especial. Dessa forma, o ciclo de exames se completaria em cinco anos.

A inscrição e a participação no Enameb serão voluntárias e gratuitas. Além disso, os sistemas de ensino poderão utilizar os resultados do exame como parte da avaliação de desempenho do professor e também para progressão na carreira. O exame poderá servir ainda para traçar o perfil dos docentes e suas condições de trabalho.

* As informações são do UOL Educação.



Você concorda com a avaliação dos professores por meio de um exame nacional? Professor, você pretende fazer o Enameb, caso o projeto seja aprovado?

Um comentário:

  1. Minha opinião é que todos os serviços públicos sejam avaliados por instâncias externas pois esta é uma forma de evitar corporativismo e protecionismo interno. Mas isso é muito difícil de implantar pq os sindicatos, de maneira geral, são contrários a isso. No caso da educação é preciso que se avance e muito nos sistemas de avaliação externa não só de professores mas de supervisores, diretores e outros cargos.

    ResponderExcluir