Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Chamada para publicação: “Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas”


A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, revista semestral do Departamento de Letras do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, abriu espaço para a publicação de resenhas e artigos nas áreas de Letras, Linguística e Artes.

Os trabalhos aprovados serão publicados no volume 17, número 02 da Revista, que tem Qualis B4. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de agosto do corrente ano para o e-mail tonyfer@uol.com.br, onde serão avaliados pelos editores Antônio Fernandes Júnior (UFG/CAC) e Marisa Martins Gama Khalil (UFU).

Sobre a chamada:

“O volume trará um dossiê sobre o tema “Análise do Discurso e literatura: entre-lugares do literário em uma perspectiva discursiva”. Este dossiê busca mobilizar conceitos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa como estratégia de leitura discursiva para o texto literário. Essa proposta de diálogo vem ao encontro de reflexões que se produziram no campo dos estudos da AD, sobretudo, a partir do momento em que essa disciplina passa a incorporar outros objetos de estudo, além do discurso político que, em primeiro momento, fora o objeto privilegiado dos estudos discursivos. Nesse sentido, a AD e os Estudos Literários mobilizam conceitos e propostas de análise que, fundamentadas em teses formuladas por Mikhail Bakhtin, Michel Foucault e Michel Pêcheux, passam a problematizar a articulação entre linguagem e história; o diálogo entre os discursos; o discurso e suas condições de produção; e o texto literário enquanto espaço de materialização de diferentes discursos. Assim, tomar o texto literário enquanto objeto de análise de discurso implica problematizar qual(is) discurso(s) nele se materializam, nele circulam e nele produzem sentidos.”

Mais informações no site da Revista:
http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep/index

Nenhum comentário:

Postar um comentário