Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Abertas as inscrições para o III COGITE: Colóquio sobre gêneros e textos, promovido pelo Núcleo Cataphora


Nos Dias 12 e 13 de dezembro de 2013 será realizado, no CCHL-UFPI (Teresina), o III COGITE. Trata-se de um evento de divulgação de pesquisas e de discussão teórica sobre gêneros, texto e discurso, suas relações com a vida social.  As pesquisas desenvolvidas no último ano de atividade do Núcleo Cataphora são divulgadas e discutidas com outros pesquisadores e estudantes e com conferencistas externos convidados e também divulgar pesquisas de alunos e professores sobre as questões de interesse da área de gêneros de texto e discurso.
O foco central do evento é possibilitar aprofundamento na temática de gêneros e textos e discutir resultados de pesquisas. O evento tem como Público-alvo: Mestrandos, especialistas e graduandos na área de letras e áreas afins das Instituições de Ensino Superior. A Submissão de resumos será de 19/08/2013 a 20/09/2013. Envio de carta de aceite: até 20/10/2013 e Pagamento de inscrição com apresentação de trabalho: até 14/11/2013. Os autores que apresentarem seus trabalhos durante o III COGITE poderão submeter artigo completo para publicação nos Anais do evento. Todas essas informações e outras podem ser verificadas no site: (www.coloquiocogite.com.br)
A programação do III COGITE contempla uma palestra de abertura com a Profa Dra. Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC): Os gêneros do discurso na perspectiva dos estudos dialógicos da linguagem.  O evento também conta com uma mesa redonda da qual farão parte a Profa. Dra. Áurea Zavam (UFC): Tradições Discursivas: Contribuição para a história da língua e dos textos e o Prof. Dr. Francisco Alves Filho (UFPI): Os gêneros na perspectiva da sociorretórica, além de uma palestra de Paulo Ramos (UNIFESP) sobre Multimodalidade e texto.
            Também fazem parte da programação os simpósios temáticos nos quais teremos apresentações de trabalhos científicos:
Simpósio “Gêneros do Discurso”: Coordenadora Profa. Doutoranda Maria Lourdilene Vieira (UFMA)
Simpósio “Texto, Referenciação e Construção de Sentidos”: Coordenadora Profa. Dra. Silvana Calixto (UESPI)
Simpósio “Os Gêneros na Perspectiva da Análise do Discurso”: Coordenadores Prof. Dr. João Benvindo de Moura (UFPI) e Profa. Dra. Maraísa Lopes (UFPI).
O evento conta ainda com apresentações dos resultados  de pesquisas realizadas pelos membros do Núcleo Cataphora que contemplam discussões sobre propósito comunicativo, forma composicional e tema de gêneros, tais como: carta de leitor, notícia, slide, twitter, piadas, perfis fakes no Facebook, Pareceres da Unidade de Administração Tributária, da SEFAZ/PI, cartaz, blogs, propagandas, comentários on-line, letras de músicas de forró e propagandas. As discussões têm como foco a divulgação dos fundamentos teóricos e das ferramentas metodológicas da Teoria Retórica de Gênero e das Teorias sócio-discursivas de viés bakhtiniano.
O III COGITE nesta edição tem o apoio da FAPEPI, da CAPES e do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Letras da UFPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário