Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Professor da UFPE lança e-book na área da Linguística

O professor PhD Antonio Carlos dos Santos Xavier (http://lattes.cnpq.br/7621453362859742), professor titular em Linguística da UFPE, disponibilizou em forma de e-book seu livro “Retórica Digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador”. 

“Neste livro, discorro sobre o surgimento e funcionamento do que denomino de ‘Retórica digital’. Proponho-a, fundamentado em três eixos centrais de observação. O primeiro eixo explicita as relações entre língua, linguagem e tecnologia, discutindo en passant a origem da língua e sua relação com as diferentes linguagens criadas pela humanidade na história da civilização. O segundo eixo observa a busca incessante do homem por sua identidade sociocultural instrumentalizado pelas linguagens. O terceiro e último eixo de reflexão focaliza descritivamente a emergência da “retórica digital” como efeito das variações no modo de usar a língua, mesclada a outras linguagens quando da comunicação em situações de interação a distância mediadas por computador ou por outros aparelhos digitais on-line”, diz o autor ao falar do seu livro (http://www.simposiohipertexto.com.br/programacao/lancamentos-de-livros/).

Os interessados podem acessar o e-book no site http://issuu.com/pipacomunica/docs/ebook-retorica-digital_antonio-carlos-xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário