Twitter e TV tudo a ver!

  A partir deste artigo, “Como o Twitter pode mudar o seu jeito de ver TV”, fiquei pensando em muitas coisas... O Twitter mudou não só o jeito de assistir TV, mas o de se informar, de conversar com os amigos distantes etc.
      As possibilidades de utilização desse microblog são imensuráveis...  Então, hoje, as gafes dos programas de TV, o clímax da novela, o futebol, tudo é comentado no Twitter gerando uma bola de neve. Ou seja, você comenta, seu amigo dá retuite, outro comenta a sua postagem e assim sucessivamente, em poucos segundos o mundo todo sabe o final da novela, o erro que um apresentador de TV cometeu, que o seu time está perdendo etc, além de vir com algum juízo de valor sobre aquele evento.
      O Twitter é como um megafone, só que escrito, que aumenta não a altura da voz, mas o poder da sua opinião! Influencia a organização e a elaboração de alguns programas, sendo possível enviar sugestões para as emissoras etc. Com o Twitter as emissoras de TV passaram a escutar mais os telespectadores! Como no programa Legendários, da TV Record, CQC, da Band, 70 minutos, da Meio Norte, afiliada da Band no Piauí, etc. Por exemplo, o “Top Five”, um dos quadros do programa CQC, é construído a partir de indicações ao perfil @topfivebrasil, além de possuir outros perfis que recebem indicações de matérias para outros quadros.
      Parece que o Twitter potencializa a TV, de certa forma. Há por aí a ideia (apocalíptica) de que a internet tomaria o lugar da televisão, mas o Twitter mostra que não é bem assim, visto que os Trending Topics frequentemente estão cheios de referências aos programas de TV que estão sendo vistos no momento. É como se, com o Twitter, você pudesse comentar aquela cena da novela não só com quem tá na sala assistindo com você, mas com uma porção de gente que também esteja assistindo.  Sabe quando você tem opinião para tudo que passa na TV? Sobre todos os personagens, sobre a qualidade dos programas, etc... agora alguém mais, além de seus pais e irmãos, pode ouvir! Muita gente pode ouvir! E, ao que parece, essa sensação de que a sua opinião é importante e compartilhada não é nada ruim, hein?

3 comentários:

  1. A tv e o rádio temiam que a internet, de forma geral, fosse tomar de conta do meios de comunicação, e não é bem o que está acontecendo. O twitter está realmente servindo como um megafone para os meios de comunicação, tanto para falar bem de determinado programa, como, principalmente, para falar mal. E isso é bom, já que faz os programas repensarem sobre o que está sendo produzido.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bruno, o Twitter é realmente uma ferramenta de comunicação fantástica e o Brasil é um dos países com maior número de usuários, ocupando a 5ª posição no ranking em relação ao mundo, segundo dados da empresa "Obvious Inc" que administra o serviço. Diante disso, trata-se de um "prato cheio" para as nossas pesquisas linguísticas, pois é possível observar fenômenos como: as estratégias enunciativas veiculadas, os mecanismos de seleção lexical utilizados (dada a necessidade de uma msg compacta), os recursos ideológicos, a construção de identidades... e por aí vai!

    ResponderExcluir