Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

"Os que tenham sido" = "os que forem". Muda ou não muda o sentido?


Pessoal,
Como brasileiros, viemos acompanhando, mais que esperançosos a votação do projeto de lei conhecido como "Ficha Limpa", não é mesmo? Nos últimos dias, mais uma polêmica surgiu em torno disso: a mudança da forma verbal no texto do projeto de "os que tenham sido" para "os que forem". Uns defendem que muda o sentido, outros não. E vocês, o que acham? Muda ou não muda?
Abaixo segue um trecho de texto que explicita mais a polêmica:


Mudanças de tempo verbal no projeto Ficha Limpa causa polêmica

Diego Abreu -

Flávia Foreque - Estado de Minas

Publicação: 21/05/2010 07:55 Atualização: 21/05/2010 08:07

Brasília – O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) negou que a emenda de redação apresentada por ele na quarta-feira interfira diretamente no efeito do projeto Ficha Limpa, que prevê punição para políticos condenados pela Justiça. Segundo ele, a polêmica gerada pela mudança é “um absurdo, totalmente sem nexo, sem sentido”.

A alteração, sugerida pelo parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça, trocou o tempo verbal de cinco itens da proposta, substituindo a expressão "os que tenham sido" para "os que forem". Assim, na interpretação de alguns parlamentares, a aplicação da nova regra não seria possível para processos já julgados, mas que se encontram em grau de recurso.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o Senado deu um “jeitinho” para fazer alterações no conteúdo e, ao mesmo tempo, evitar que a matéria retorne à Câmara. O petista atribuiu ao apelo popular a pressa dos senadores em enviar o projeto para sanção presidencial. O autor da mudança, entretanto, defendeu que a nova redação facilitou a compreensão do texto. "Como estava, seria vetado com mais facilidade. Era preciso unificar a redação”, alegou Dornelles. O senador destacou que parte de 13 itens de um artigo traziam a expressão "tenham sido" e outra parte usava 'os que forem' — daí a necessidade de harmonizar o texto. "Passei o olho na lei e vi essa distorção", disse (...).

http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/05/21/noticia_politica,i=160694/MUDANCAS+DE+TEMPO+VERBAL+NO+PROJETO+FICHA+LIMPA+CAUSA+POLEMCIA.shtml

4 comentários:

  1. hum... essas questões de concordância eu apelaria para o mestre Airton Sampaio, rsrsrs, mas realmente como o próprio Dornelles disse: "era preciso unificar a redação". Se for esse o caso da mudança, a questão do sentido fica em segundo plano, pois o motivo foi a harmonização modo-temporal dos verbos e não modificar o sentido, mas, considerando o sentido, acredito que a locução verbal dê certa margem à dúvida, já o verbo "forem" sozinho seria mais conclusivo... não sei muito se essa mudança poderia acarretar uma mudança grande de sentido. Outra questão é que o sentido se constrói na interação então é complexa a questão da mudança de sentido... gostaria de saber outros pontos de vista, aliás outras interpretações para construir uma noção mais esclarecedora acerca dessa discussão. rsrsr

    ResponderExcluir
  2. É mais do que evidente que muda, porque a expressão "os que tenham sido" abrange políticos que já teriam cometido algum crime político, enquanto a expressão "os que forem" abrangerá somente os crimes políticos futuros. Assim sendo, políticos que têm todo um histórico ruim na política brasileira poderão ainda se candidatar e possivelmente permanecerão no comando político... O que é triste!!!! Essa medida tomada pelo senador é resultado de um pensamento pequeno e egoísta. Isso representa um pensamento sem nenhum tipo de comprometimento com a sociedade...

    ResponderExcluir
  3. Se a intenção do senador era apenas padronizar a forma verbal presente no texto do ficha limpa, por que preteriu a expressão "os que tenham sido"? Por que preferiu usar a forma futura "os que forem"?

    ResponderExcluir
  4. Na esfera política tudo é possível de acontecer. Quando se trata de assuntos que provavelmente irá mudar, pra melhor a vida dos brasileiros, logo dão um "jeitinho" de isso não acontecer. Só os tolos acreditam que realmente eles se importam com os menos favorecidos, para não dizer, os miseráveis.

    ResponderExcluir