Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

VEM AÍ! Minicurso com o Prof. Dr. Adair Bonini (UFSC)

O Núcleo de Pesquisa Cataphora, com apoio do CNPq, convida todos para participar do minicurso "A PRODUÇÃO DE JORNAIS ESCOLARES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA", que será ministrado pelo Prof. Dr. Adair Bonini (UFSC), nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Piauí.

Informações sobre local, horário, inscrições e vagas serão divulgadas em breve. Acompanhe as novidades aqui pelo site ou por nossas redes sociais: Facebook ou Instagram.

RESUMO (do minicurso):
"O jornal escolar tem sido um dos mais importantes instrumentos de ensino e aprendizagem de linguagem. Interpretações equivocadas sobre sua implementação, contudo, podem conduzir a um trabalho pedagógico reprodutor do discurso jornalístico dominante, transformando-o não em um dispositivo de crítica, mas de propaganda ideológica. O minicurso objetiva mobilizar reflexão quanto a possibilidades de trabalho com o jornal escolar. Serão enfocados os seguintes temas: a) a Análise Crítica de Gêneros e seu potencial pedagógico; b) as experiências com jornais escolares (da ONG comunicação e cultura e de iniciativas particulares em escolas) e o que elas podem nos ensinar sobre esse trabalho; e c) os procedimentos de desenvolvimento de jornais escolares em uma perspectiva não reprodutivista e crítica."


Nenhum comentário:

Postar um comentário