Oficina Pré-Cogite - A produção de textos multissemióticos em sala de aula: uma abordagem rizomática

EMENTA: A sociedade, nos últimos séculos da grande marcha humana, vem sofrendo profundas e aceleradas transformações, o que, consequentemente, esculpe outros modos de ser, pensar, sentir, (inter)agir e se comunicar. Sob esse compasso, verifica-se que o grande desafio da escola, na Idade Mídia, é abordar tal complexidade de pensamento e de vida. Para tanto, esta oficina visa promover um olhar sensível e crítico acerca dos textos multimodais, fomentando a produção multissemíotica a partir dos diálogos entre Artes e Tecnologias. Assim, à luz de uma abordagem rizomática, os inscritos irão analisar uma série de propostas didático-pedagógicas, refletindo sobre o uso da multimodalidade em sala de aula para além da disciplina de Língua Portuguesa, bem como serão convidados a experimentar algumas dessas proposições: animações com light paiting; capas de revistas temáticas; cartografias poéticas; experimentações a partir do Chome Music Lab; grafites digitais; histórias em quadrinhos; holopoemas (poesia hologramática); instalações com projeções; intervenções artísticas por meio do georreferenciamento; lambe-lambes em formato de QR Code; memes; performances; poesias visuais através de gps drawing, word clould e técnicas de upcycling, e entre outras. Nesses exercícios crítico e criativo, os educadores poderão vislumbrar como as produções multissemióticas possibilitam que as subjetividades dos alunos apareçam, coloquem-se à prova, ensaiem-se, inventem-se e se transformem, valorizando camadas de significação, desvios, bifurcações, enredamentos e tudo mais que o imbricamento de linguagens e semioses permita. 

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Rizomática; Arte Contemporânea; Educação Básica; Expressão Comunicativa; Interdisciplinaridade; Linguagens; Multiletramentos; Multimodalidade; Pensamento Complexo; Prática Cidadã; Protagonismo Juvenil; Semioses; Tecnologias.

MATERIAIS/RECURSOS UTILIZADOS NA OFICINA: papéis coloridos, lápis de cor, canetinhas, tesouras, colas, grampeadores, réguas, barbantes, fitas, revistas velhas, tablets/smartphones etc.

PÚBLICO-ALVO: ​Em geral, mas com acento para educadores.

MINISTRANTE: Juliana Pádua Silva Medeiros - membro dos grupos de pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (USP) e O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências (MACKENZIE), mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF) - tem vasta experiência em literatura para infância e juventude e seus diálogos com as artes, as mídias e as tecnologias. Já atuou como resenhadora na Biblioteca Monteiro Lobato, arte-educadora nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (POIESIS), docente no Ensino Superior, além de ter ministrado por muitos anos cursos para formação de professores. Também, lecionou no Colégio São Domingos, onde já orientou monografias e projetos de investigação nos seguintes eixos: artemídia, intersemioticidade, leitura de imagens, literatura comparada, produção midiática, transmidiação, entre outros. Atualmente, é consultora, formadora e produtora de conteúdos pedagógicos da maior plataforma de leitura digital brasileira, a Árvore de Livros. É coautora de 13 livros, sendo um premiado, em 2017, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ - com o Selo Altamente Teórico e indicado para o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano, além de fazer parte do catálogo da Feira de Bologna de 2018.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Horário: 8h30 às 11h30 (manhã); 14h30 às 17h30 (tarde)
30 vagas
Carga horária: 6h
Valor: R$ 20,00

Para realizar a sua inscrição, você deverá seguir estas etapas:

1. Realize o pagamento da inscrição no valor de R$ 20,00, a ser depositado na CONTA POUPANÇA, detalhada a seguir:

BANCO DO BRASIL
Agência: 4708-2 
Conta POUPANÇA: 33028-0
Variação: 81
Bruno Diego Resende de Castro
CPF: 013691753-45
OBS.: O pagamento deverá ser realizado como depósito identificado ou transferência bancária. Não serão aceitos depósitos em envelopes.

2.  Preencha o formulário abaixo para realizar a sua inscrição e anexar o comprovante de pagamento.
3. Enviaremos um e-mail de confirmação de inscrição. 
4. Pronto! Você já garantiu uma vaga no minicurso "A produção de textos multissemióticos em sala de aula: uma abordagem rizomática".

Nenhum comentário:

Postar um comentário