Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Membros do núcleo Cataphora têm artigo aceito na Entrepalavras


Beatrice Monteiro e Ismael Alves, membros efetivos do núcleo Cataphora, tiveram seu artigo aceito na revista eletrônica Entrepalavras. 

O artigo, intitulado “A concepção do gênero ofício presente nos manuais oficiais de redação”, está previsto para ser publicado na 5ª edição da revista.

O orientador Francisco Alves Filho e os demais membros do núcleo Cataphora parabeniza os dois pela conquista.

________________

Resumo do artigo:

“Este artigo pretende analisar a concepção do gênero ofício apresentada nos Manuais Oficiais de Redação . Baseamos nosso trabalho nas teorias de gênero elaboradas por Bakhtin (2003), o qual aborda a relativa estabilidade do gênero e sua relação com as esferas discursivas nas quais circula; por Miller (2009), autora que concebe o gênero como uma ação social; por Bhatia (2009), que descreve o dicotômico caráter do gênero, tanto convencional quanto inovador; e por Devitt (2004), que aborda as características dinâmicas, históricas e sociais do gênero. Fundamentamo-nos também no estudo feito acerca do gênero ofício por Silveira (2007; 2008), que examina os aspectos retóricos e enunciativos deste gênero. A partir de nossa análise, verificamos que os Manuais trazem uma perspectiva formalista do gênero, associando-o mais à estrutura e à diagramação do que à sua funcionalidade para as esferas nas quais circula.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário