Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Coordenador e membro do núcleo Cataphora publicam artigo na revista FSA

O PhD Francisco Alves Filho, coordenador do núcleo Cataphora, e o mestrando Emanoel Barbosa, membro do núcleo Cataphora tiveram seu artigo, intitulado “Uma estrutura composicional para dois gêneros: a notícia e a notícia satírica”, publicado na Revista FSA: v. 10, n. 2 (2013).

O núcleo Cataphora parabeniza seus dois membros pela conquista!

Veja o resumo do artigo:

“Este artigo tem por objetivo descrever como a estrutura composicional do gênero notícia é utilizada para a realização de “sátiras noticiosas” ou notícias satíricas, um gênero que tem ganhado bastante destaque no meio digital nos últimos anos no Brasil. Para a realização deste estudo utilizamos como base teórica a Teoria Sociorretórica de gêneros com base nas produções de Miller (1984 [2009]), Swales (1990), Bhatia (1993) e Bazerman (2005) e para o desenvolvimento do estudo da estrutura composicional da notícia nos baseamos em Van Dijk (1988) e Gradim (2000). Aplicamos o método apresentado por Swales (1990) que se baseia na identificação dos elementos estruturais de composição do gênero e do seu funcionamento para a realização do propósito comunicativo global do gênero. Verificamos por meio deste estudo que a forma do gênero notícia é utilizada para provocar humor quando unida ao aspecto satírico da produção discursiva deste tipo de notícia. Desta maneira, a notícia satírica confere um significado diferente à estrutura empregada na notícia verídica, pois contrasta a forma reconhecida de noticiar algo relevante para um grupo social com um conteúdo fictício que busca satirizar práticas e fatos sociais.”

Os interessados podem acessar o seguinte link e baixar o artigo em PDF:http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/article/view/113/pdf
_______________________

A Revista FSA é um periódico multidisciplinar das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas: Administração, Antropologia, Arqueologia, Ciências Políticas. Contabilidade, Comunicação Social, Direito, Economia, Educação, Engenharia de Produção, Filosofia, Geografia, História, Letras, Psicologia, Serviço Social e Sociologia. O ISSN do periódico impresso é 1806-6356 e eletrônico 2317-2983, QUALIS “A1”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário