Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Mestrandas Aucélia e Jacqueline do Núcleo Cataphora participam do IV CIELLA com apresentação de trabalhos

As mestrandas Aucélia Ramos e Jacqueline Penha, membros do núcleo Cataphora, participaram, apresentando seus respectivos trabalhos, do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (IV CIELLA). 

O evento ocorreu na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril do corrente ano, e tinha como tema “Fronteiras Linguísticas e Literárias na América Latina”. No evento foram apresentados cerca de 800 trabalhos na área de Letras e Linguística nas suas mais diversas modalidades: conferências, mesas redondas, minicursos, simpósios, sessões de comunicações, pôsteres, relatos de experiência e lançamentos de livros e revista. 


A mestranda Aucélia Ramos apresentou dois trabalhos: “O fim do mundo descrito nos atos de fala” e “Leitura e cognição: uma análise das atividades de compreensão de texto em livros didáticos”; e, além disso, a mestranda participou do simpósio “Gêneros textuais: perspectivas e abordagens nas práticas de letramento”, dirigido pelos professores doutores Adair Vieira Gonçalves (UFGD/CNPq) e Regina Celi Mendes Pereira (UFPB/CNPq).


A mestranda Jacqueline Penha apresentou um trabalho intitulado como “O dito por trás do não dito”.  Neste trabalho a mestranda fez uma análise das implicaturas conversacionais, na perspectiva de Henry Paul Grice (1975), em anúncios publicitários de cerveja. Jacqueline observou que esses tipos de anúncios publicitários recorrem bastante aos processos inferenciais dos interlocutores para a construção de sentidos e que os elementos implícitos na propaganda, para que atinjam seu objetivo, precisam ser recuperados pelo leitor/ouvinte para a produção de sentidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário