Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Nova mestra no Núcleo Cataphora


Recentemente, dia 5 de abril, a integrante do Cataphora, Eliane Pereira, defendeu com sucesso sua dissertação de mestrado. A seguir, apresentamos o depoimento da nova mestra sobre sua defesa:
"Hoje, mais do que nunca, tenho plena convicção de que o mundo da pesquisa acadêmica é fascinante. No dia 05 de abril de 2013 apresentei minha dissertação na UFPI. O tema da pesquisa é O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: dimensão social e verbal. Nosso objetivo geral era analisar a estrutura e funcionamento do gênero comentário online na esfera jornalística. Nosso corpus foi constituído de comentários online retirados de alguns portais piauienses (GP1, Acessepiauí, Meio Norte e 180GRAUS). Estou encantada com o resultado da pesquisa, pois agora vejo como o estudo de um gênero é grandioso, quantas coisas podemos investigar, analisar, descobrir sobre o seu funcionamento social. A análise do comentário online nos revelou entre quem e como acontece a interação nesse gênero, quais funções sociais são praticadas por meio dele, como as relações dialógicas se organizam, como se caracteriza o estilo, tema e forma composicional do comentário online. A pesquisa também nos trouxe reflexões sobre algumas diferenças entre o meio virtual e o meio impresso.
Na apresentação tive o prazer de ter a Profª. Dra. Eliana Moraes da Universidade Federal de Goiás, a Profª. Dra. Silvana Calixto e meu orientador Prof. Dr. Francisco Alves Filho compondo a banca. Para minha surpresa, na leitura da ata, dada a qualidade do meu texto, foi dito que se tivesse Doutorado na UFPI, eu já estaria aprovada sem precisar passar pela seleção. Foi um momento de grande alegria, pois percebi que todo o meu esforço, disciplina, espírito investigativo e trabalho em grupo garantiram a excelente qualidade da minha pesquisa.
Reconheço meu mérito, mas também reconheço a grande contribuição do meu orientador Prof.Dr. Francisco Alves Filho, que em todas as etapas da pesquisa sempre foi muito criterioso, conduzindo nosso trabalho com muita responsabilidade.O êxito alcançado é fruto de muita dedicação, e também da orientação recebida, das discussões das quais participei no grupo de pesquisa: Cataphora. Meu engajamento no grupo Cataphora foi de fundamental importância, poisnos encontros amadureci minhas leituras, participando de discussões com outros acadêmicos, ouvindo sugestões, críticas, enfim, acredito que a pesquisa não seja um trabalho solitário, mas fruto de muita discussão dedicação e reelaboração."
O Núcleo parabeniza Eliane pela conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário