Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

O tempo, como senhor dos trabalhos


 Olá, estudantes! Escrevo essa postagem depois de terminar minha pós-graduação e começar a trabalhar como profissional contratado. É uma mudança de rotina e tanto! Nesse sentido, percebi que meu tempo ficou menor para estudar. Na verdade, acredito que tenho mais tempo, mas, como não tenho mais as disciplinas e provas para obter notas, relaxei um pouco com as atividades que deveria fazer.
Então, para resolver esse problema é necessário disciplina! Não basta você dizer consigo mesmo “essa semana, eu vou me organizar...”, pois termina a semana e você não fez nem metade do que era necessário. Triste. Sobra apenas o peso na consciência de que enrolou e não deu conta de suas atividades.
A seguir, eu selecionei alguns sites que contêm alguns métodos para realizar essa atividade de organizar o tempo de forma mais eficaz.
A Técnica de Pomodoro  é uma técnica que alia a contagem de tempo e a exposição de atividades, ou seja, é necessário você contar o tempo, escrever as atividades a serem desenvolvidas em uma lista e as atividades que lhe tomam tempo e não permitem que você desenvolva suas atividades em outra lista. Então, a partir dessa técnica, você determina um certo tempo para suas atividades e realiza as menos importantes em outros momentos (nos intervalos entre as tarefas mais importantes).

Reconhecer “os inimigos do tempo”  é uma forma de agir perante o problema que não é bem um método, mas um modo de agir e refletir antes de organizar seus horários, já que refletir sobre o que toma seu tempo e lhe impede de realizar suas atividades é um dos trabalhos mais árduos e difíceis, considerando que muitas coisas as quais consideramos importantes podem esperar... Nesse sentido, é importante a leitura desse texto e ter consciência dos inimigos do seu tempo, porque cada caso é um caso.
Nesse site que indiquei, são citados os principais inimigos do tempo de um estudante, dentre eles, a internet, os e-mails, telefonemas etc. Eu destacaria a internet e a procrastinação (que é deixar para depois uma atividade por achar que vai dar tempo). Na internet, por exemplo, saltamos de links em links, de conversa em conversa e quando percebemos perdemos a manhã. Já a procrastinação tomará o seu tempo se você avaliar de forma errônea a atividade procrastinada, pois, se você deixa pra depois uma tarefa muito difícil, terá problemas para controlar o seu tempo.
Para finalizar, eu aconselho que você estabeleça uma rotina. É fundamental ter disciplina e seguir rigorosamente sua rotina estabelecida, pois, se você não levá-la a sério da mesma forma que encara os horários da escola/universidade e do trabalho, não conseguirá resolver suas atividades no tempo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário