Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

PROGRAMAÇÃO II COGITE


Dia 13/12/2012
16h – Abertura do II COGITE
16h15 - Apresentação Musical
16h30 – Discussão da pesquisa Trajetórias retóricas do gênero notícia na imprensa brasileira: o caso da Folha de S. Paulo
  1. Estudo retórico sobre a repercussão do golpe militar em manchetes de jornal veiculadas nas capas da Folha de S. Paulo sob a óptica das teorias de gênero do discurso – Samarina Soares de Sá (UFPI)
  2. Como o estilo se caracteriza no gênero notícia: expressão da individualidade ou construção social? - Eliane Pereira dos Santos (UFPI)
  3. A notícia na relação com suas fontes: uma análise em eventos de posses presidenciais entre 1985 e 2003 – Maria Lourdilene Vieira(UFMA)
  4. Uma história contada em notícias: a trajetória de quase posse do presidente eleito Tancredo Neves – Emanoel Barbosa de Sousa (UFPI)
18h – Coquetel
 ______________________________________________________

Dia 14/12/2012

8h00 – Palestra de abertura: Reelaborações de gêneros em redes sociais - Júlio César Araújo (UFC)

10h - Apresentação e discussão da pesquisa Funcionamento sócio-retórico do Perfil Institucional no Twitter de lojas de departamento brasileiras
  1. Uma análise da história do gênero perfil de grandes lojas de departamento no Twitter – Marina Oliveira Lélis Viana (UFPI)
  2. Situação retórica geradora de perfis corporativos de grandes lojas de departamento no Twitter - Bruno Diego de Resende Castro (UEMA)
  3. A interação cliente-empresa realizada em perfis de grandes lojas de departamento no Twitter - Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)
  4. Configurações de forma e substância em perfis corporativos de grandes lojas de departamento no Twitter - Ismael Paulo Cardoso Alves (UFPI) e Beatrice Nascimento Monteiro (UFPI)
14h às 16h30 - Relato e discussão da pesquisa: Uma sociohistória do Gênero Proposta de redação: o caso da UNICAMP
  1. Gênero proposta de produção de texto: um estudo à luz da nova retórica      estadunidense - Lafity dos Santos Alves (UEMA) e Mery Ruth Lustosa Torres (UFPI)
  2. O propósito comunicativo nas propostas de redação nos vestibulares da UNICAMP nos últimos 25 anos - Aucélia Vieira Ramos (UFPI) Francisca Jaqueline Penha Santos (UFPI)
  3. Eventos deflagradores na construção das propostas de redação – Francisco Alves Filho e Bruno Raniel Ferreira Monteiro (UFPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário