Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Nova publicação de membros do grupo Cataphora

Os pesquisadores do grupo Cataphora, Francisco Alves Filho e Maria Lourdilene Vieira, terão um artigo publicado no próximo volume, 24, da revista Investigações. O trabalho dos autores é o desdobramento da pesquisa desenvolvida por Francisco Filho, orientador, e Lourdilene Vieira, orientanda, na pesquisa de mestrado, concluída ainda no ano de 2010.

Trata-se de uma discussão em torno da construção de objetos de discurso em cadeias textuais, quando se faz referência a atores da vida social, como políticos de nomes com notoriedade nacional. Os autores defendem que a referência individual e a coletiva permitem a criação de efeitos de sentidos diferenciados, em casos que o objeto de discurso é apresentado sob um ponto de vista avaliativo. Postulam ainda que avaliar o referente, seja este apresentado individual ou coletivamente, por meio de uma expressão referencial, constroem-se efeitos de sentidos diferentes de quando designado por meio de um nome próprio, por exemplo, e avaliado por meio da predicação. Neste caso, cria-se um ‘efeito’ de objetividade.

A revista Investigações foi criada em 1987, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco. Nas versões impressa e online (http://www.revistainvestigacoes.com.br/index.html) e periodicidade semestral, a revista faz publicações de artigos científicos, ensaios e resenhas, de autores nacionais e estrangeiros, nas áreas de Linguística e Teoria Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário