Apresentação do livro Gêneros Jornalísticos: Notícias e Cartas de Leitor no Ensino Fundamental, por Anna Christina Bentes (UNICAMP)

Apresentação do livro Gêneros Jornalísticos: Notícias e Cartas de Leitor no Ensino Fundamental, de Francisco Alves Filho
Anna Christina Bentes (UNICAMP)

A obra que ora trazemos a público, Gêneros jornalísticos: notícia e carta de leitor no ensino fundamental, é o segundo volume da coleção Trabalhando com .... na escola. Trata-se de um volume de grande importância porque enfoca o trabalho com dois gêneros jornalísticos impressos muito presentes no nosso cotidiano: as notícias e as cartas de leitor.
Francisco Alves Filho, o autor da obra, ao enfocar esses gêneros, nos permite compreender melhor como pode se dar um trabalho em sala de aula com os dois grandes eixos que norteiam a produção jornalística: a informação e a opinião. Além disso, ao enfocar esses dois gêneros, ele também procura sistematizar uma metodologia de trabalho com materiais impressos que fazem parte do cotidiano de grandes parcelas da população brasileira, uma vez que o jornal continua a desempenhar um papel fundamental no percurso de letramento dos mais diversos indivíduos, sejam eles mais jovens ou mais velhos, pertencentes a classes sociais mais ou menos abastadas, homens ou mulheres, do norte, do sul, do sudeste, do nordeste ou do centro-oeste.
O autor tem como principal objetivo ao longo do livro mostrar para os professores de Língua Portuguesa de todos os níveis de ensino (apesar de as sugestões de trabalho em sala de aula serem mais direcionadas para as séries finais do ensino fundamental) que mais importante que aprender a reconhecer ou classificar um gênero é fazer com que os alunos saibam usar os gêneros, saibam manipulá-los.
O livro apresenta de maneira simples e direta um tipo de teorização sobre os gêneros textuais sem perder de vista a relação dessa teoria com a prática em sala de aula.
Ao ler esta obra, o leitor ficará convencido de que o trabalho com esses dois gêneros pode contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades de leitura e escrita dos alunos e de que, finalmente, é possível um diálogo mais próximo entre os saberes produzidos na universidade e os saberes e competências produzidos e desenvolvidos na escola de ensino fundamental e médio.
Este é o mais importante objetivo desta coleção e para o qual o livro de Francisco Alves Filho contribui com qualidade, precisão, clareza e, principalmente, com o espírito de engajamento e de comprometimento com a melhor qualidade da escola brasileira, com a melhor qualidade da formação dos professores e com o desenvolvimento (de verdade) das competências e habilidades discursivas de nossos alunos dos diferentes níveis de ensino.

Anna Christina Bentes
Coordenadora da Coleção Trabalhando com ... na escola
Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário