Contato

cataphora@ufpi.edu.br / cataphora2008@gmail.com

Grupo Cataphora participará do VI SIGET


Integrantes do Grupo de Pesquisa em Gênero, Texto e Discurso – CATAPHORA – irão participar do VI Simpósio Internacional de Gênero Textuais – SIGET – no período de 16 a 19 de agosto próximo, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal (RN).
O SIGET, que ocorre bienalmente, agrega pesquisadores do Brasil e também do exterior que se dedicam ao estudo dos gêneros de discurso sob os mais diversos vieses teóricos. São objetivos desse evento discutir, divulgar e reanalisar questões teóricas e aplicadas aos gêneros de discurso além de oportunizar discussões sobre assuntos relevantes para compor políticas governamentais aplicadas ao ensino.
O evento é composto por conferências, mesas-redondas, painéis, simpósios temáticos, sessões de comunicação individual, sessões de pôsteres, minicursos, lançamento de livros e atividades culturais. Os integrantes do Cataphora participarão de apresentação de pôster, de comunicação individual e do grupo temático “Gêneros: a tensão entre versatilidade e permanência”, coordenado pelo professor Dr. Francisco Alves Filho da Universidade Federal do Piauí (e também coordenador do Cataphora) e pela professora Dra. Aurea Zavam, da Universidade Federal do Ceará. O principal objetivo desse simpósio temático é tecer discussões sobre o caráter dinâmico e flexível dos gêneros, observando-os tanto sincronicamente como em uma perspectiva diacrônica e relacionando-os às forças centrípetas e centrífugas que conferem aos gêneros o poder de adaptabilidade e permanência.
Os membros do Grupo CATAPHORA apresentarão os trabalhos: “As universidades tuitam recorrentemente o quê?” (Bruno Diego – UFPI), “O gênero editorial de jornal pela ótica dos leitores” (Digenário Pessoa – UEMA), “O gênero editorial e o princípio da alteridade” (João Benvindo de Moura – UFPI), “Gênero entrevista de emprego” (Lafity do Santos Silva –  UEMA/IDB), Ação pragmática desempenhada pelos perfis fakes de celebridades no Twitter: a visão dos criadores (Leila Rachel – UFPI), “O que vira notícia? As operações de retextualização em notícias de portais on-line” (Maria Lourdilene Vieira – UFMG/UFMA), “Gênero e propósitos comunicativos: uma análise de editoriais de jornal” (Emanoel Barbosa – UFPI) e “Processo de recategorização e construção de efeitos de sentido no Twitter” (Silvana Calixto – UFPI/UESPI).  Também participarão do simpósio coordenado pelo professor Francisco Alves e pela professora Aurea Zavam, pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior. 

Mais informações no site do evento: http://www.cchla.ufrn.br/visiget/

Nenhum comentário:

Postar um comentário