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Convite GT - Gelne

O Professor Francisco Alves Filho (UFPI) convida todos aqueles interessados em estudos de Gêneros a participarem do GT -Gêneros: a tensão entre permanência e mudança a ser realizado no período de 6 a 9 de Setembro na Universidade Federal do Piauí (na XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos). Veja a seguir a proposta do GT coordenado pelo professor:

Os objetivos principais deste simpósio são: reunir pesquisadores interessados em discutir teorias, metodologias e análises relacionadas a este fenômeno lingüístico, textual, histórico e cultural chamado gênero (do texto ou do discurso); divulgar resultados de análise e de descrição do funcionamento de diversos gêneros, submetendo-os à apreciação crítica (positiva e/ou negativa) do conjunto de pesquisadores presentes ao colóquio; possibilitar reorientações, revisões e novas proposições quando às formas de compreender os gêneros. O simpósio não priorizará uma única vertente teórica de estudo dos gêneros, de modo que serão bem-vindas propostas que se situem ou façam uso de princípios teórico-metodológicos da Nova Retórica, do sócio-interacionismo discursivo, dos estudos bakhtinianos ou de outras correntes teóricas. O mais relevante é que as propostas visem investigar o funcionamento de classes de textos e sua interrelação com a cultura, as comunidades discursivas, as ideologias constituídas e a história. Por isso, espera-se que os trabalhos, do ponto de vista metodológico, proponham análises ou reflexões sobre o funcionamento de classes de textos tais como são postas em práticas nos ambientes sociais. Também será essencial que os trabalhos contemplem reflexões sobre os contextos sociais e/ou as esferas da comunicação nas quais os gêneros são criados e desenvolvidos, de modo a se fazer articulação entre as dimensões verbal e sócio-histórico-cultural dos textos. Espera-se que os trabalhos apresentados no simpósio possam fazer avançar explicações acerca do caráter ao mesmo estável e instável, simultaneamente de permanência e mudança, tão característico do modo como as classes de textos são postas em funcionamento na vida social e histórica.

Para mais informações acessem: http://www.gelne.org.br/Site/index.php

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